sexta-feira, 18 de novembro de 2016


Mangá - Sobre tudo um POUCO



O Japão esta cada vez mais presente no dia-dia das pessoas em várias partes do mundo, sua cultura diferente e cativante reafirma ainda mais esta tendência.  O Mangá – História em Quadrinho japonês ajudou a disseminar ainda mais seus costumes, tradições, culturas e estilo de vida desta cultura tão interessante.






Origem do Mangá

O Mangá como conhecemos hoje, é uma junção do estilo de quadrinhos ocidental principalmente dos Estados Unidos com o estilo tradicional de arte narrativa japonesa.



Assim como qualquer outro lugar no mundo, no Japão houve em certo momento a representação de desenhada representando assim uma história.

Existe varias informações que dizem a possível origem e os fatos que levaram ao surgimento do precursor do Mangá, abaixo postarei um agregado de informações de modo cronologia do possível desenvolvimento deste estilo de arte que nos fascina tanto, assim outras informações interessantes sobre o MANGÁ,





794-1185

No período Heian, o Japão passava por uma fase artística influenciada pelo Budismo e da China, nos interiores dos templos e nas entradas, a arte budista era retratada utilizando a arte. Neste período um estilo japonês o yamato-e ganhava forma, onde eram utilizadas telas dobráveis influenciando assim dois novos formatos de pintura, o álbum com folhas e os rolos ilustrados.

Fonte. https://3.bp.blogspot.com/


Foi também neste período que um grupo Teatro das Sombras percorria os vilarejos contanto lendas e historias por meio de bonecos e sombras, essas lendas eram ilustrados e escritos em rolos de papel, dando origem às histórias em sequencia.

Fonte. nerdseotomeuniverse.blogspot.com


1814

            Pintor Katsuhika Hokusai era um dos principais especialistas em pintura chinesa do Japão, criou varias pinturas que eram internacionalmente conhecidas, sendo a principal a arte A Grande Onda.

Fonte. www.tradurreilgiappone.com


Dizem que o principal legado foi a criação da mais antiga obra de mangá, ele criou o Choju-jinbutsu-giga, que  Literalmente significa "Animal-pessoa Caricaturas" ou animais e seres humanos em inglês, um conjunto de pergaminhos com desenhos contendo historias cômicas de animais.

Fonte. www.miho.or.jp
Fonte. kyoto.asanoxn.com


Hokusai criou o primeiro encadernado contendo historias sequenciais, possui 15 volumes, as historia possuíam cenas do dia-dia, ele deformava o desenho das pessoas salientando seus pontos marcantes.

Fonte. ttps://www.studyblue.com


1853

            Em 1853 foi dado o fim ao isolamento do Japão quando Matthew Calbraith Perry forçou a abrir as portas e assinar uma série de tratados com as grandes potências estrangeira. Em 1868, O último xogum Tokugawa renunciou ao cargo, dando inicio à era Meiji e assim iniciando de fato uma mudança em todos os aspectos no Japão principalmente a cultural.

Fonte. http://www.slidego.com/


1861       

Em 1861, Charles Wirgman chegou ao Japão como correspondente para o Illustrated London News. Wirgman publicou a primeira revista no Japão, chamada de Japão Punch, uma revista humorística e satírica, ilustrado com desenhos animados.

Fonte. http://www.christies.com/


Fonte. http://www.alamy.com/
Fonte. https://ukiyo-e.org/



1876

            Yasuji Kitazawa ou como mais conhecido, Rakuten Kitazawa, um artista japonês, desenhou muitos desenhos editoriais e historias em quadrinhos no final da era Meiji e inicio da era Showa, considerado pai fundador do moderno mangá, isso porque ele foi inspiração para muitos artistas de mangá mais jovens.

Fonte. http://threestepsoverjapan.blogspot.com.br/
Fonte. http://www.wikiwand.com/


Em sua aposentadoria treinou muitos artistas jovens inclusive Hekoten Shimokawa, criador da primeira animação dos desenhos animados do Japão.


1941


Fonte. https://pt.wikipedia.org
Tezuka é convidado para desenhar um mangá em formato de cartão postal “A nova ilha do tesouro” por Sakai Shichima, o qual vendeu 400,000 cópias trazendo alguma fama para Osamu Tezuka. Em 1950 após muitas falhas um amigo deu uma chance de trabalho e criação, resultando assim ao surgimento do Jungle Taitei “o leão branco”. 




Foi a partir do sucesso de Kimba que Tezuka continuou sem dificuldade, criando obras como Astro Boy, a mais famosa.
Fonte. http://tezukainenglish.com/
Fonte. https://br.pinterest.com


Osamu Tezuka foi bastante influente no Japão e no mundo, por esta razão é considerado por muitos como “O Pai do Mangá”, influenciou até o filme O Rei Leão.

Fonte. http://www.sothebys.com/


Tipos de Mangá

Fonte. http://madeinjapan.com.br/

Uma das característica que tornou os mangás uma literatura tão popular é o fato de haver uma grande variedade de tipos que atendem os gostos de todos sem distinção, desde os mais jovens, até os mais velhos, alem de atender os gostos mais estranhos e também Pervertidos como no caso dos hentais, essa é uma das razões que cada vez mais os mangás dominando o mercado de histórias em quadrinhos.

Fonte. http://ptanime.com/


Hoje existe uma grande variedade de tipos de mangás, e podemos encontrar um grande material com artigos que descrevem cada um deles.

Abaixo passo dois dele os quais achei bem interessantes, descrevendo cada tipo de forma bem direta e explicativa.

Kodomo manga - É um mangá feito para crianças com histórias engraçadas e animadas. Ex.: Doraemon, Anpnman, Hello Kitty, etc.

Fonte. rolecionar.blogspot.com.br
Shõnen manga - É um mangá para garotos com arte detalhada e traços fortes. Seu enredo é baseado em lutas, esportes, etc. Ex.: Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Samurai X, etc.

Fonte. http://eng.hebus.com/


Shõjo manga - Mangá para garotas, com traço leve e desenho claro e limpo, seu roteiro mostrar aventuras mescladas com dramas amorosos. Ex.: Sailor Moom, Sakura, etc.

Fonte. http://www.shoujo-cafe.com/


Josei (Mulheres), Seinen (Homens) - Os assuntos abordados para os adultos giram em torno dos problemas familiares, dilemas profissionais e relacionamentos complicados. Possui traços realistas.

Fonte. https://karlabloganime.wordpress.com
Fonte. http://animescerbero.blogspot.com.br/


Gekiga - Um mangá voltado para o público adulto, aborda tanto temas reais quanto fictícios. Possui traços pesados e abordam tramas psicológicas, vingança, armas, sangue, guerra, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros. Ex.: Vagabond, Lobo Solitário.

Fonte. http://www.anime-planet.com/
Fonte. http://shaenon.livejournal.com/


Fonte. http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=272



Shoujo: são voltados para um público feminino jovem.

Fonte. http://www.shoujolovers.com/


Shoujo-ai: romance entre personagens femininos.

Fonte. http://www.garotasgeeks.com/


Mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.

Fonte. http://otakudesastrado.blogspot.com.br/


Shounen: são voltados para um público masculino jovem.




Shounen-ai: romance entre personagens masculinos.

Fonte. http://weheartit.com/


Mahou shounen: garotos com poderes mágicos, este gênero foi criado depois de magical girl.

Fonte. http://mahoushounenmadokamagica.tumblr.com/


Seinen: voltados para homens adultos.

Fonte. http://leoturbob130.blogspot.com.br/
Fonte. https://simkl.com


Josei: voltados para mulheres adultas.

Fonte. https://www.youtube.com/watch?v=asKo568eBcQ


Kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.

Fonte. http://seumundodoanime.blogspot.com.br/


Mecha: caracterizados por robôs gigantes.

Fonte. http://knowyourmeme.com/


Ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.

Fonte. https://mobile.twitter.com
Fonte. https://ifunny.co


Hentai: japonês para "tarado" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.

Fonte. http://ammaterasu.blogspot.com.br/


Yaoi (homossexualidade masculina; pode ou não ser hentai depende do anime)

Fonte. https://disqus.com


Yuri (homossexualidade feminina;pode ou não ser hentai depende do anime)

Fonte. myanimelist.net


Os seguintes não são gêneros propriamente ditos, mas característica bastante presente em tais desenhos:


Bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.

Fonte. https://br.pinterest.com/


Bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.

Fonte. http://rebloggy.com/


Outros gêneros paralelos aos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.

Fonte. http://deh-aquino.blogspot.com.br/2011/12/tipos-de-mangas.html


Características dos Mangás

Os mangás possuem algumas características distintas os quais se diferem das historias em quadrinhos ocidentais.



            A característica que define muito bem os mangás é a maneira de como eles são lidos, pode parecer loucura mais não é a leitura é realizado da direita para a esquerda, ou de traz para frente, isso é porque a leitura utilizada no Japão segue o sentido da escrita deste pais, da direita para a esquerda e de cima para baixo, é algo natural de sua cultura.

Fonte. http://www.dicasdeanimes.com.br/

            
             A disposição dos quadrinhos ou sua quantidade fica por conta do autor que dependendo da historia podendo muitas vezes utilizar uma pagina inteira ou até mesmo paginas duplas para expressar melhor sua arte.

Fonte. http://likepincki.blogspot.com.br/
Fonte. http://centraldosquadrinhos.com/


            Geralmente é utilizado apenas o preto em branco utilizando técnicas de luz e sombra com ótima qualidade, também são utilizados paginas coloridas nas capas e em algumas subcapas.


Fonte. http://narutoroxdown.blogspot.com.br/
Fonte. http://ptanime.com/


Para a impressão do mangá é utilizado o papel jornal como forma de diminuir os custos para que seja acessível para todos.
           
Fonte. http://eternalanimes.org/


Características dos personagens

            O elemento mais marcante dos personagens dos mangás sem sombra de duvida são os olhos grandes. Dependendo do tipo de mangá os tamanhos dos olhos podem variar, alem de possuírem cores e formatos diferentes.

Fonte. http://tutosdesenharmanga.blogspot.com.br/


Olhos

Os formatos dos olhos nos mangás tem a função de demonstrar a personalidade e sentimentos de seus personagens, diferentes das historias em quadrinhos ocidentais que trazem algo mais próximo da realidade.

Fonte. http://www.big1news.com.br/
Fonte. http://akary-chan.livejournal.com/


Os Mangakas, cartunista ou quadrinhista, utilizam o formato dos olhos para determinar as características principais de seus personagens, alem em casos específicos expressar sentimentos casuais ou momentâneos como surpresa.

Fonte. https://inimangaka.wordpress.com
Fonte. http://algosobredesenho.blogspot.com.br/


            Os olhos arredondados podem expressar ingenuidade, jovialidade ou pureza, quanto aos olhos estreitos podem expressar um gênio forte, seriedade ou até certa sensualidade.

Fonte. http://www.desenhoonline.com/
Fonte. http://www.jbox.com.br/
Fonte. http://www.desenhoonline.com/
Fonte. http://wwwbob53.blogspot.com.br/


            Os japoneses são expert em transmitir sentimentos e expressões em seus desenhos, eles mergulham de cabeça na expressão, os olhos são as janelas da alma.


Cabelo

            O cabelo dos personagens nos mangás também é considerado outra característica marcante, o formato e tipo de cabelo expressa de certa forma as características dos personagens, podendo variar em cabelos lisos, armados e pontiagudos. Cores variadas assim como nos olhos são também são bastantes utilizados.

Fonte. http://otomeseotakusnocomando.blogspot.com.br/
Fonte. https://br.pinterest.com



Roupa

A roupa dos personagens geralmente são bem elaborados e detalhados de acordo da historia e o assunto do mangá, o figurino é tratado com cuidado para refletir e expressar o contexto de onde a trama é realizada. As cores são utilizados com bastante frequência e o design são bem interessantes e bem feitos.

Fonte. http://www.desenhoonline.com/

Quem são os Mangakás

            Os mangakás, como já comentado anteriormente são cartunistas ou quadrinhistas. O mercado de mangás no Japão é bem expressivo e competitivo, ser mangaká é algo que traz certa fama dependendo da popularidade gerada pelo mangá criado, o caminho para a fama e credibilidade é bem difícil, exigindo muito do artista. Criarei outro artigo abordando os mangakás que sem sombra de duvida é bem interessante.

Fonte. https://oyatsubox.com/how-to-become-a-mangaka/


O Mangá Hoje


O mangá desde seu “surgimento” esta cada vez mais presente internacionalmente, possuindo adeptos em todos os grupos imagináveis da sociedade, gêneros e idades.

Fonte. http://www.elmundo.es/elmundo/2010/03/29/cultura/1269888424.html


Um grande fator que propiciou esse grande desenvolvimento foi o advento das animações que criaram vida a estas histórias, fascinando ainda mais as pessoas de todas as idades e trazendo novos leitores a cada dia.


Fonte. http://sakuradancerp.blogspot.com.br/



 O seu crescimento e popularidade é tamanha que o numero de leitores já é equivalente ou maior que os HQs, o famoso historia em quadrinho Americano.  



Mangás: os novos donos do mundo dos quadrinhos?

Mais do que uma batalha pela preferência dos leitores, os mangás disputam com os comics norte-americanos os apertados espaços de mercado e até mesmo influências culturais. 


Veja a materia Completa.

http://www.universohq.com/materias/mangas-os-novos-donos-do-mundo-dos-quadrinhos/


Fim Obrigado....